Insete - Como uma Impressora 3D de $ 500 Aumenta a Produtividade do Ortodontista

Receba conteúdos e vídeos gratuitos exclusivos no seu whatsapp

Como uma Impressora 3D de $ 500 Aumenta a Produtividade do Ortodontista

cover-impressora-3d-modelo-up-mini-2-a5de3d856a.jpg

Mini Up 2


 
 

  Quando a gente pensa em ortodontia digital vem logo à cabeça os alinhadores invisíveis, softwares de planejamento e scanners intra orais, a verdade é que o investimento mais vantajoso para o ortodontista que quer ser digital são as impressoras 3D. Vamos falar um pouco sobre essa inovação.

  Tem muito ortodontista com medo de entrar na era digital, realmente assusta mesmo para quem entra pela porta errada, dá a impressão que aprender tudo aquilo é muito maior do que a compreensão humana pode suportar, se você pensa assim, ou mesmo se você já está inserido na ortodontia digital, terceirizando alilnhadores invisíveis, sabe que esse é o futuro, mas ainda patina nas decisões ou no "workflow" digital, pense em comprar uma impressora 3d.

   A impressora 3D é a melhor porta de entrada para o mundo digital porque você nao vai mudar quase nada no seu consultório nem aprender nada novo, vai fazer uma pequena adequação e vai sentir as diversas vantagens logo de cara, precisamos apenas dos arquivos em STL, não é necessário escaneamento intraoral, basta pedir sua documentação ortodôntica com modelos digitais, pode ser o próprio modelo de estudo escaneado em scanner de mesa. 

   Veja algumas vantagens que percebi com a impressora 3D no meu consultório 

0fb0b0fd-9c94-4da6-9267-8236da8136ac.jpg

Sequencia de modelos DIY Aligners

Nunca mais vazar modelo de gesso  

   Pense numa coisa chata é aquela "gessaiada" no consultório, deixe a impresora fazer isso pra você, sua atendente vai amar, a minha colocou um foto minha no armário depois que falei que mais nunca ela precisaria fazer modelos, agora ela faz outras coisas com esse tempo, como estamos falando sobre produtividade, que tal pedir a sua atendente para ligar para os pacientes que estão inadimplentes, sempre tem alguma coisa pra fazer se houver tempo livre.

Redução com custo laboratorial

  Segundo o prof. Weber Ursi (https://insete.com.br/weberursi), a contenção mais indicada é a contenção de acetato de 1mm de espessura. Na penúltima consulta sempre peço uma panorâmica para avaliar a posição das raízes e dos terceiros molares, agora incluí neste pedido um modelo digital em stl, daí removo o aparelho virtualmente usando software gratuito, imprimo o modelo na impressora 3d e plastifico as contenções de acetato de 1mm , mais nunca você vai culpar o laboratório por atrasos. Quer saber o custo? faça as contas, 1kg de filamento custa R$ 200,00, cada modelo gasta em média 7g e o acetato custa em torno de R$ 7,00 

e7022fd3-cff7-409f-acd0-c0625ece5aaf.jpg

Modelos para ortopedia

Nem moldar nem escanear crianças. 

  Sabe aquelas criancinhas que precisam de aparelhos móveis? Passo a consulta de diagnóstico e plano de tratamento brincando, mostarndo casos e quando é aparelho ortopédico a única coisa que faço é tirar a mordida construtiva. O fluxo nesses casos é usar software gratuito para impressão de modelo com o stl da documentação ortodôntica, imprimir o modelo e enviar ao laboratório, sem moldar, sem vazer e sem escanear, os pais e pacientes saem super felizes da consulta e eu também, porque não moldei e não aborreci a criancinha.

 

Do it yourself aligners

  Aqui é a prata da casa, uso o software Elemetrix para o planejamento, imprimo os estágios na impressora 3d, plastifico os alinhadores com acetato de 0,75mm e pronto, uma semana depois da primeira consulta já inicio o tratamento com o custo baixísimo, faça as contas, o planejamento custa $75,00 e os alinhadores a mesma regra das contenções acima. Show hein???

c657e56d-be96-40e0-8a95-1ec76f7fa434.jpg

Fazendo meus alinhadores

  Faço Invisalign há 10 anos e acho ótimo terceirizar todo o processo, mas tenho recebido muitos casos simples para alinhadores onde o paciente tem uma limitação de orçamento ou que vai casar ou tirar fotos em 2 meses, fazendo meus próprios alinhadores, consigo terminar o tratamento antes mesmo do prazo de entega da Invisalign.

  Cada Ortodontista vai conseguir tirar vantagem da impressora 3D no seu dia a dia clínico, não importa a técnica, o bom ortodontista vai descobrir vantagens que ainda nem foram descobertas, para isso servem as inovações. Não consigo visualizar um consultório ortodôntico sem uma impressora 3D, é questão de sobrevivência.

  Quem me inspirou a entrar nesse mundo das impressoras 3D foi o mago da Ortodontia Digital, o prof. Adriano Marotta. Se você quiser aprender tudo isso e muito mais, vamos comigo pra Dallas em novembro. O Adriano vai abrir as portas da Orthoi USA para um seleto grupo de ortodontistas e ensinar todo o Know How que a Orthoi tem em ortodontia digital. Lá vamos aprofundar-nos em diversos temas e ainda faremos visitas a consultórios ortodônticos e empresas de ortodontia digital, aproveitaremos a Black Friday para quem quiser comprar a impressora 3D e os filamentos onde comprei a minha, com um bom desconto. Acesse o link para mais informações e inscrições online

www.mdorthodontics.com.br

NOVO.jpg

Energize-se!!

Abraço e até mais.    

Mário Neto

CEO Insete