Dominando os Sistemas Autoligáveis

Curso Online Insete

Dominando os Sistemas Autoligáveis

Realize sua matrícula e comece a estudar ainda hoje. Videoaulas + Casos Clínicos + Podcast + Material para Download.

Certificado Digital

Vídeo aulas: 15

15 capítulos

Os sistemas autoligáveis são uma realidade! Boa parte dos ortodontistas americanos e europeus utilizam este sistema para tratamentos ortodônticos de rotina. Muito em razão de suas atribuídas vantagens como menor número de consultas possível redução no tempo de tratamento menor desconforto e dor melhor higienização entre outras. No entanto muitas destas vantagens são contestadas por muitos autores e clínicos. Portanto o curso tem por objetivo desmitificar os sistemas autoligáveis. 

A primeira parte do curso é dedicada justamente para a apresentação das evidências científicas ou a ausência delas sobre sistemas autoligáveis. A intenção é fornecer informações necessárias para que o profissional possa decidir se esta forma de tratamento trará ou não vantagens na sua clínica diária. 

Conhecer como o tratamento com sistemas autoligávies funciona também é importante para a tomada desta decisão. A evolução dos aparelhos autoligáveis tipos características sua relação com os atuais fios de alta tecnologia e as mudanças de alguns paradigmas dos sistemas convencionais de tratamento ortodôntico são explorados nesta segunda parte do curso. 

Logo após são apresentados os protocolos clínicos de tratamento com os sistemas autoligáveis. Basicamente assim como nos sistemas convencionais o tratamento pode ser didivido em quatro estágios: inicial intermediário de trabalho e de finalização. É importante conhecer os objetivos a serem alcançados em cada estágio bem como os fios mais apropriados para cada etapa. No curso são apresentados vários casos clínicos com as más oclusões que mais se beneficiam com esta sistemática de tratamento e detalhes sobre cada fase. 

A parte final do curso é dedicada à principal dificuldade do ortodontista na utilização dos sistemas autoligáveis: "Como começar ou migrar para tratamento com os aparelhos autoligáveis?". O sistema de gestão e principalmente de cobrança utilizado pela maioria dos profissionais no Brasil inviabiliza a utilização deste sistema. São necessárias mudanças significantes na organização administrativa e financeira sendo que a principal delas é a cobrança pelo valor do tratamento e não pela mensalidade ("manutenção"). São dadas dicas de como gerenciar os custos com os aparelhos autoligáveis e como mostrar aos pacientes os diferenciais do sistema. Esta mudança permitirá inclusive uma valorização do tratamento ortodôntico algo tal almejado nos nossos dias. 

Portanto para que o profissional decida se irá ou não utilizar os sistemas autoligáveis ele deve conhecer suas particularidades. O curso busca proporcionar as informações e evidências necessárias para a tomada de uma decisão consciente e fundamentada.

O Professor:

Mestre em Ortodontia pela UNESP - Araraquara
Professor Adjunto de Ortodontia da Universidade Católica de Brasília - UCB e FACIPLAC-DF
Coordenador da Área de Ortodontia da Universidade Católica de Brasília - UCB e FACIPLAC-DF
Consultor Científico da Revista Ortho Science e Oral Sciences
Ex-Presidente da Associação dos Ex-alunos de Ortodontia de Araraquara - AOA
Sócio Proprietário da Clínica OdontoCastro em Brasília

Matricule-se

6 MESES DE ACESSO