icone telefone
(79) 3302-7830
icone twitter Siga-nos no Twitter
icone facebook Curta-nos no Facebook
icone youtube Assista-nos no Youtube

Mini-Implantes: Chaves para o Sucesso

Realize sua matrícula e comece a estudar ainda hoje. Videoaulas + Casos Clínicos + Fórum com o professor + Podcast + Material para download + Certificado digital de 12 horas de carga horária.
* O curso tem aproximadamente 3 horas de vídeo aulas.

Investimento

Facebook Google+ Compartilhe no Twitter
R$850,00
Pagamento em até 12x
MATRICULE-SE
Pagamento Único
Pague através do

Professor: Dr. Carlo Marassi

Apresentação

 

Esta video aula é baseada em mais de 15 anos de experiência do apresentador no uso dos mini-implantes ortodônticos. Os protocolos apresentados durante o curso já foram testados e obtiveram ótimos resultados em centenas de pacientes. Com este curso o participante poderá aprender com detalhes diversas aplicações clínicas e saberá como atingir um alto índice de sucesso no uso dos mini-implantes.

Este curso traz informações essenciais para aqueles que desejam incorporar com confiança os mini-implantes ortodônticos em seus tratamentos ortodônticos ou em seus tratamentos interdisciplinares. O curso aborda os principais tópicos relacionados ao tema, desde o planejamento, passando pelo protocolo de instalação, complicações, diversas aplicações clínicas com considerações biomecânicas, até as chaves para o sucesso no uso dos mini-implantes.

Público Alvo

 

O curso destina-se aos ortodontistas e alunos de pós-graduação em ortodontia que desejam se diferenciar e fornecer aos seus pacientes tratamentos ortodônticos mais modernos e eficientes. O curso se aplica também aos periodontistas, cirurgiões e implantodontistas que queiram apreender ou aperfeiçoar a técnica de instalação dos mini-implantes e entender melhor o planejamento e as aplicações clínicas destes dispositivos.

Certificado Digital

 

No final do Curso o aluno poderá emitir diretamente pelo seu ambiente de estudo o Certificado Digital com Validação Digital.

Ministrador

 

Prof. Carlo Marassi - Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela USP - Bauru; Mestre em Ortodontia - Centro de pesquisas odontológicas – Campinas; 15 anos de experiência como professor de Especialização em Ortodontia – Unigranrio e Escola Fluminense de Educação; 22 anos de experiência em ortodontia em consultório particular - Clínica Marassi Ortodontia; Editor Emérito da Revista Clínica de Ortodontia – Dental Press; Vice-presidente da Sociedade de Ortodontia do Estado do Rio de Janeiro; Fundador e CEO da Marassi Treinamentos; Membro da Sociedade Brasileira de Ortodontia; Membro internacional da Associação Americana de Ortodontistas; Membro da Federação Mundial de ortodontistas; Membro da Sociedade mundial de ancoragem com mini-implantes; Palestrante internacional.

Conteúdo Programático

 

1) Introdução
Você percebeu como os mini-implantes mudaram a forma com que praticamos a especialidade? Já conhece o novo protocolo de tratamento de pacientes classe II hiperdivergentes com intrusão de molares superiores e giro anti-horário da mandíbula? Já utiliza a expansão rápida apoiada em mini-implantes para obter melhores resultados ortopédicos?

2) Planejando a Instalação
Quais são os melhores sítios para instalação dos mini-implantes? Como escolher o mini-implante mais indicado para cada região? Utilizar mini-implante em forma de botão ou bracket? Quando utilizar o mini-implante bracket rosca direita ou rosca esquerda? Devo usar radiografia periapical ou interproximal para verificar os espaços para a instalação dos mini-implantes?

3) Guia cirúrgico Convencional e Guia Prototipado
Como utilizar a sonda milimetrada como guia? Como construir um guia cirúrgico simples e eficaz? Como utilizar modelos digitais e tomografia para construir um guia cirúrgico prototipado para instalações super precisas?

4) Instrumentais e Equipamentos
Qual kit de mini-impantes devo comprar? Preciso de algum equipamento especial ou posso utilizar alta rotação para perfuração da cortical? O que é contra-ângulo de redução e como utilizar? Devo fazer perfuração total ou parcial do comprimento do mini-implante com a fresa helicoidal? O que é fresa lança e quando usar? Como utilizar chave com torquímetro?

5) Protocolo de Instalação;
Devo fazer a instalação com ou sem perfuração prévia da cortical? O tipo de anestesia pode influenciar no resultado? Qual o torque pode aumentar o índice de sucesso? Como medir a espessura da mucosa para escolher adequadamente o tipo de mini-implante a ser utilizado? Como medir a quantidade de osso disponível para instalação de mini-implantes no palato? Como evitar atingir a artéria palatina nas instalações no palato? Qual o limite mínimo de altura para instalação do mini-implante em relação à papila para evitar perda da crista óssea?

6) Pós-operatório
O que esperar do pós-operatório? Indica ou não medicação? Quais as recomendações devem ser feitas para os pacientes? Recomenda alguma escova especial para a região do mini-implante?

7) Aplicação de carga imediata e níveis de força
Melhor aplicar carga imediata ou é melhor esperar? Qual quantidade de força é bem tolerada pelos mini-implantes? Melhor aumentar a força gradualmente ou não faz diferença? Como obter estabilidade secundária?

8) Complicações
Quais as complicações mais comuns e como evitá-las? O que acontece se o mini-implante encostar na raiz do dente vizinho ao sítio de instalação? O que fazer se o paciente acidentalmente engolir um mini-implante durante a instalação? Conhece o enfisema subcutâneo e como evitar essa complicação?

9) Chaves para o sucesso dos mini-implantes
Quais são os principais fatores de risco que levam a perdas dos mini-implantes? O risco de perda do mini-implante é maior na maxila ou na mandíbula? Sabia que o maior risco de instalação de mini-implantes ocorre entre primeiro e segundos molares na mandíbula? O padrão de crescimento facial influencia no índice de sucesso? A idade do paciente influencia? Qual o fator mais importante para aumentar o índice de sucesso dos mini-implantes ortodônticos?

10) Retração anterior
Este é o primeiro de vários capítulos onde são demonstradas as principais aplicações clínicas dos mini-implantes. Casos clínicos tratados pelo próprio Prof. Carlo Marassi serão utilizados para ilustrar as aplicações e suas considerações biomecânicas. Serão abordadas neste capítulo questões como: Qual a quantidade de força recomendada para a retração anterior? Como evitar inclinação do plano oclusal durante a retracão anterior? Como associar os mini-implantes ao movimento ortodôntico acelerado por meio de corticotomia?

11) Mesialização de molares
Qual melhor sítio de instalação dos mini-implantes para mesialização dos molares? A mesialização dos molares com min-implantes pode causar protrusão dos incisivos? Qual recurso posso utilizar para evitar a angulação dos molares durante a mesialização? Qual a altura ideal de um "power arm" para mesializar o molar?

12) Intrusão de molares
Qual a força sugerida para intrusão de molares? Em que altura os mini-implantes devem ser instalados para esta aplicação? Melhor instalar os mini-implantes perpendiculares ou angulados em relação ao rebordo alveolar? Como é possível tratar classe II com intrusão de molares superiores? Quanto de recidiva eu devo esperar após a intrusão dos molares?

13) Intrusão de incisivos
Qual o melhor sítio de instalação dos mini-implantes para intrusão dos incisivos? Como minimizar ou evitar a vestibularização dos incisivos que tende a ocorrer com a intrusão dos mesmos? Qual a angulação mais favorável para instalar os mini-implantes com a finalidade de intrusão?

14) Verticalização de molares
Quais os principais métodos de verticalização dos molares utilizando-se de mini-implantes ortodônticos? Como fazer a ativação da alça para evitar extrusão do molar que está sendo verticalizado? Utilizo mini-implante bracket rosca direita ou esquerda para esta aplicação?

15) Tracionamento do caninos
Como os mini-implantes podem auxiliar no tracionamento dos caninos impactados? Como evitar giro do mini-implante em caso de uso de cantilever para o tracionamento? Os mini-implantes podem ser utilizados para “testar” a movimentação dos caninos sem causar efeitos colaterais nos dentes vizinhos! Como fazer isto?

16) Tratamento das classes II
Como utilizar os mini-implantes para distalizar molares superiores utilizando molas abertas? Como distalizar molares utilizando Jigs e linha de ação de força próximo ao centro de resistência dos molares? Como aproveitar o Hyrax para distalizar molares e pré-molares e corrigir a classe II enquanto aguarda a estabilização da expansão? Como fazer distalização total, ou seja, como distalizar todo arco superior de uma só vez, de modo previsível e sem contar com a colaboração do paciente?

17) Tratamento das classes III
Como utilizar os mini-implantes como auxiliares da expansão rápida da maxila? Os mini-implantes podem potencializar a tração reversa da maxila? Sim! É possível distalizar todo arco dentário inferior de uma só vez e corrigir a classe III. Como fazer isso?

Como você vai aprender

 

Certificado Digital

Certificado Digital

Vídeoaulas Clínicas

Videoaulas 

Fórum de Discursão

Fórum de Discussão


Material de apoio para Download

Material de Apoio para Download

E-mail Protegido

Sobre o Insete

O Insete é uma empresa geradora de conteúdo digital na área de Ortodontia. Com profissionais de excelência em suas áreas, oferecemos atualização constante, 100% online, utilizando uma plataforma de ensino de elevada e comprovada eficiência, usada por milhares de alunos. Sejam bem-vindos a uma nova maneira de aprender e dividir conhecimento na internet. Energize-se!


Atendimento: (79) 3302-7830 / Whatsapp: (11) 9 7562-5703