Insete - Os Melhores Cursos Online de Ortodontia do Brasil.

Mini-Implantes: Chaves para o Sucesso

Realize sua matrícula e comece a estudar ainda hoje. Videoaulas + Casos Clínicos + Podcast + Material para download + Certificado digital.

Mini-Implantes: Chaves para o Sucesso

R$850,00

  • 200 alunos matriculados 22 capítulos
  • 200 alunos matriculados certificado de 12 horas*
  • 200 alunos matriculados 6 MESES DE SUPORTE

*Não corresponde à quantidade de horas de videoaulas, e sim à carga horária de todas as atividades do curso.

SOBRE O CURSO

Esta curso é baseado em mais de 15 anos de experiência do apresentador no uso dos mini-implantes ortodônticos. Os protocolos apresentados durante o curso já foram testados e obtiveram ótimos resultados em centenas de pacientes. Com este curso o participante poderá aprender com detalhes diversas aplicações clínicas e saberá como atingir um alto índice de sucesso no uso dos mini-implantes. 

Este curso traz informações essenciais para aqueles que desejam incorporar com confiança os mini-implantes ortodônticos em seus tratamentos ortodônticos ou em seus tratamentos interdisciplinares. O curso aborda os principais tópicos relacionados ao tema, desde o planejamento, passando pelo protocolo de instalação, complicações, diversas aplicações clínicas com considerações biomecânicas, até as chaves para o sucesso no uso dos mini-implantes.

Conteúdo Programático

1) Introdução


Você percebeu como os mini-implantes mudaram a forma com que praticamos a especialidade? Já conhece o novo protocolo de tratamento de pacientes classe II hiperdivergentes com intrusão de molares superiores e giro anti-horário da mandíbula? Já utiliza a expansão rápida apoiada em mini-implantes para obter melhores resultados ortopédicos?

2) Planejando a Instalação

Quais são os melhores sítios para instalação dos mini-implantes? Como escolher o mini-implante mais indicado para cada região? Utilizar mini-implante em forma de botão ou bracket? Quando utilizar o mini-implante bracket rosca direita ou rosca esquerda? Devo usar radiografia periapical ou interproximal para verificar os espaços para a instalação dos mini-implantes?

3) Guia Cirúrgico Convencional e Guia Prototipado

Como utilizar a sonda milimetrada como guia? Como construir um guia cirúrgico simples e eficaz? Como utilizar modelos digitais e tomografia para construir um guia cirúrgico prototipado para instalações super precisas?

4) Instrumentais e Equipamentos

Qual kit de mini-impantes devo comprar? Preciso de algum equipamento especial ou posso utilizar alta rotação para perfuração da cortical? O que é contra-ângulo de redução e como utilizar? Devo fazer perfuração total ou parcial do comprimento do mini-implante com a fresa helicoidal? O que é fresa lança e quando usar? Como utilizar chave com torquímetro?

5) Protocolo de Instalação

Devo fazer a instalação com ou sem perfuração prévia da cortical? O tipo de anestesia pode influenciar no resultado? Qual o torque pode aumentar o índice de sucesso? Como medir a espessura da mucosa para escolher adequadamente o tipo de mini-implante a ser utilizado? Como medir a quantidade de osso disponível para instalação de mini-implantes no palato? Como evitar atingir a artéria palatina nas instalações no palato? Qual o limite mínimo de altura para instalação do mini-implante em relação à papila para evitar perda da crista óssea?

6) Pós-operatório

O que esperar do pós-operatório? Indica ou não medicação? Quais as recomendações devem ser feitas para os pacientes? Recomenda alguma escova especial para a região do mini-implante?

7) Aplicação de carga imediata e níveis de força

Melhor aplicar carga imediata ou é melhor esperar? Qual quantidade de força é bem tolerada pelos mini-implantes? Melhor aumentar a força gradualmente ou não faz diferença? Como obter estabilidade secundária?

8) Complicações

Quais as complicações mais comuns e como evitá-las? O que acontece se o mini-implante encostar na raiz do dente vizinho ao sítio de instalação? O que fazer se o paciente acidentalmente engolir um mini-implante durante a instalação? Conhece o enfisema subcutâneo e como evitar essa complicação?

9) Chaves para o sucesso dos mini-implantes

Quais são os principais fatores de risco que levam a perdas dos mini-implantes? O risco de perda do mini-implante é maior na maxila ou na mandíbula? Sabia que o maior risco de instalação de mini-implantes ocorre entre primeiro e segundos molares na mandíbula? O padrão de crescimento facial influencia no índice de sucesso? A idade do paciente influencia? Qual o fator mais importante para aumentar o índice de sucesso dos mini-implantes ortodônticos?

10) Retração anterior

Este é o primeiro de vários capítulos onde são demonstradas as principais aplicações clínicas dos mini-implantes. Casos clínicos tratados pelo próprio Prof. Carlo Marassi serão utilizados para ilustrar as aplicações e suas considerações biomecânicas. Serão abordadas neste capítulo questões como: Qual a quantidade de força recomendada para a retração anterior? Como evitar inclinação do plano oclusal durante a retracão anterior? Como associar os mini-implantes ao movimento ortodôntico acelerado por meio de corticotomia?

11) Mesialização de molares

Qual melhor sítio de instalação dos mini-implantes para mesialização dos molares? A mesialização dos molares com min-implantes pode causar protrusão dos incisivos? Qual recurso posso utilizar para evitar a angulação dos molares durante a mesialização? Qual a altura ideal de um "power arm" para mesializar o molar?

12) Intrusão de molares

Qual a força sugerida para intrusão de molares? Em que altura os mini-implantes devem ser instalados para esta aplicação? Melhor instalar os mini-implantes perpendiculares ou angulados em relação ao rebordo alveolar? Como é possível tratar classe II com intrusão de molares superiores? Quanto de recidiva eu devo esperar após a intrusão dos molares?

13) Intrusão de incisivos

Qual o melhor sítio de instalação dos mini-implantes para intrusão dos incisivos? Como minimizar ou evitar a vestibularização dos incisivos que tende a ocorrer com a intrusão dos mesmos? Qual a angulação mais favorável para instalar os mini-implantes com a finalidade de intrusão?

14) Verticalização de molares

Quais os principais métodos de verticalização dos molares utilizando-se de mini-implantes ortodônticos? Como fazer a ativação da alça para evitar extrusão do molar que está sendo verticalizado? Utilizo mini-implante bracket rosca direita ou esquerda para esta aplicação?

15) Tracionamento do caninos

Como os mini-implantes podem auxiliar no tracionamento dos caninos impactados? Como evitar giro do mini-implante em caso de uso de cantilever para o tracionamento? Os mini-implantes podem ser utilizados para “testar” a movimentação dos caninos sem causar efeitos colaterais nos dentes vizinhos! Como fazer isto?

16) Tratamento das classes II

Como utilizar os mini-implantes para distalizar molares superiores utilizando molas abertas? Como distalizar molares utilizando Jigs e linha de ação de força próximo ao centro de resistência dos molares? Como aproveitar o Hyrax para distalizar molares e pré-molares e corrigir a classe II enquanto aguarda a estabilização da expansão? Como fazer distalização total, ou seja, como distalizar todo arco superior de uma só vez, de modo previsível e sem contar com a colaboração do paciente?

17) Tratamento das classes III

Como utilizar os mini-implantes como auxiliares da expansão rápida da maxila? Os mini-implantes podem potencializar a tração reversa da maxila? Sim! É possível distalizar todo arco dentário inferior de uma só vez e corrigir a classe III. Como fazer isso?

PÚBLICO-ALVO

O curso destina-se aos ortodontistas e alunos de pós-graduação em ortodontia que desejam se diferenciar e fornecer aos seus pacientes tratamentos ortodônticos mais modernos e eficientes. O curso se aplica também aos periodontistas, cirurgiões e implantodontistas que queiram apreender ou aperfeiçoar a técnica de instalação dos mini-implantes e entender melhor o planejamento e as aplicações clínicas destes dispositivos.

professor

Prof. Carlo Marassi - Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela USP - Bauru; Mestre em Ortodontia - Centro de pesquisas odontológicas – Campinas; 15 anos de experiência como professor de Especialização em Ortodontia – Unigranrio e Escola Fluminense de Educação; 22 anos de experiência em ortodontia em consultório particular - Clínica Marassi Ortodontia; Editor Emérito da Revista Clínica de Ortodontia – Dental Press; Vice-presidente da Sociedade de Ortodontia do Estado do Rio de Janeiro; Fundador e CEO da Marassi Treinamentos; Membro da Sociedade Brasileira de Ortodontia; Membro internacional da Associação Americana de Ortodontistas; Membro da Federação Mundial de ortodontistas; Membro da Sociedade mundial de ancoragem com mini-implantes; Palestrante internacional.

COMO VAI APRENDER

VideoAulas Favoritas
chats para dúvidas
acesso à biblioteca
Faça Anotações
COLEGAS DE CURSO
podcast

Amplie seu conhecimento

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.